Apresentando filmes que obtiveram sucesso de público e crítica por seus méritos técnicos e temáticos, o Cine Tarumã volta às atividades com exibições na segunda, quarta e sexta-feira desta semana. Clique em "Leia Mais" e confira trailers e sinopses.

O Canal Futura promoveu, no dia 22 de setembro, o Encontro Regional de Jornalismo em Rede na Universidade Católica de Pernambuco, no Recife. Com profissionais do Norte e Nordeste do Brasil, o evento debateu o cenário da comunicação e questões de convergência da mídia. A jornalista Renata de Lima representou a TV Ufam no evento e trouxe depoimentos de importantes nomes do jornalismo brasileiro.

Confira:

As novas oportunidades no jornalismo atual, por Larissa Werneck:

O jornalismo independente na Web, por Esdras Mercherzan:

Mudanças tecnológicas e o Audiovisual, por José Brito:

A importância do audiovisual na educação, por Ana Paula Brandão:

O projeto GloboLab, por Viridiana Bertolini

 

O professor do curso de Comunicação Social da Ufam, Antônio José Vale da Costa, o Tom Zé, coordena o Cine & Vídeo Tarumã há mais de 20 anos alimentando o cinema dentro da Universidade. Neste 'Eu na Ufam', ele fala sobre o cineclubismo, a cinefilia e a própria situação da Universidade.

 

Esqueletos de mamíferos e peixes foram apresentados por estudantes dos cursos Zootecnia e Engenharia de Pesca na 3ª Feira de Anatomia Animal da UFAM. O evento já faz parte do calendário anual de atividades do Café Científico, projeto de extensão do Laboratório de Anatomia e Fisiologia Animal (Lafa).

 

A cozinha é onde nascem as delícias caseiras nossa de cada dia. Mas é preciso estar atento à higiene do ambiente para garantir o melhor preparo da alimentação e saúde para todos. A professora de Engenharia de Alimentos da UFAM, Bárbara Costa, dá dicas de como manter a cozinha sempre limpa.

 

Docente do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas, Moisés Gomes, foi um dos responsáveis pelo instalação e desenvolvimento do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). Nesta edição do 'Eu Na Ufam', ele fala sobre a vasta experiência profissional com passagens pelos EUA, o carinho pelos professores e o desejo de ensinar e estimular os alunos a alcançarem voos ainda maiores na profissão. 

Realizado entre os dias 30 de agosto a 1 de setembro, a II Semana Acadêmica de Empreendedorismo mobilizou alunos e professores do curso de Administração. Profissionais do mercado de trabalho participaram do evento contando as experiências e participando de oficinas.

 

Após o feriadão, o Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, retoma suas atividades com a última exibição de filmes neste período letivo apresentando animações para adultos. A especificação de “adulto” para as animações selecionadas refere-se ao tratamento da temática dos filmes, pois a abordagem tem a mesma intensidade e profundidade que os filmes dramáticos com atores. Os filmes selecionados são produções recentes premiadas em diversos festivais e se destacam ainda pela linguagem adulta, que foge do seu convencional público infanto-juvenil. Os filmes são Anomalisa, Vidas ao Vento e Chico e Rita.

Segunda-feira (12/9): Anomalisa, do roteirista Charlie Kaufman
O filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro deste ano mostra a vida de Michael Stone, pai de família e guru de livros sobre motivação de clientes consumidores, que acaba de chegar à cidade de Cincinnati para fazer uma palestra. Do aeroporto para o hotel, ele entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo e ele casualmente encontra Lisa, uma mulher tímida e de baixa autoestima, que está no hotel justamente para assistir sua palestra no dia seguinte. Michael acredita ter encontrado nela algo que não encontrava em mais ninguém: está apaixonado. Segundo filme de Kaufman, o filme traz as vozes dos atores David Thewlis e Jennifer Jason Leigh.

Quarta-feira (14/9): Vidas ao Vento, do animador japonês Hayao Miyazaki
Baseado na história real de Jiro Horikoshi, engenheiro aeronáutico projetista-chefe da equipe que desenvolveu o avião-caça que assombrou na II Guerra Mundial, aqui enfatizado ainda na adolescência. Jiro vive em uma cidade do interior do Japão que, um dia, tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide seguir a carreira de engenharia aeronáutica e construir um avião tal qual o de seu sonho. Durante a busca pelo seu ideal, ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. Jiro sente-se abalado quando Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá. O filme obteve mais de 25 prêmios em festivais internacionais. 

Sexta-feira (16/9): Chico & Rita, dos espanhóis Fernando Trueba e Javier Mariscal
Produção de 2010, a trama acontece em Havana, Cuba, em 1948. Chico é um jovem pianista que tem grandes sonhos. Rita é uma bela cantora com uma grande voz. Eles se conhecem em uma apresentação dela e logo se encantam um pelo outro. Após uma noite de amor, Rita é surpreendida pela presença de Juana, uma das namoradas de Chico. A situação faz com que eles se afastem, o que apenas é contornado quando Ramon, amigo dele, conversa com Rita e a chama para participar com Chico de um campeonato na rádio local. O trabalho faz com que eles se reaproximem, até que o sucesso dela faz com que Chico tenha uma crise de ciúmes. Também com várias premiações, o filme foi vencedor do  Prêmio Goya de Melhor Animação, além de ser indicado ao Oscar/12 nessa categoria.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de vídeos Take Vídeo Locadora.

 

Pró-reitores de universidades do Brasil se reuniram, entre 31/8 a 02/9, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para o encontro do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad). A programação do evento contou com seminários, painéis e mesas redondas cujo objetivo foi de avaliar o ensino de graduação do país e elaborar políticas e diretrizes que fortaleçam a Educação Superior. Os eixos temáticos discutidos foram: Formação de Professores para a Educação Básica; Avaliação da Graduação - Retenção e Evasão; Qualificação de Professores para a Educação Superior; Financiamento e Fomento da Educação Superior e a Educação à Distância (EAD) e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na Educação Superior.

Conversamos com participantes do evento que avaliaram temas cruciais para a qualificação da graduação no país. Confira:

O Forgrad 2016 - Lucídio Rocha, presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação

Cenário político - Wagner Batista, pró-reitor de ensino da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Programas de estímulo aos alunos - Meire Marinho, pró-reitora de ensino da Universidade Federal da Paraíba

Formação de professores - Ariana Menezes Sá, pró-reitora da Universidade Federal da Paraíba

Legados do Forgrad - Dilvo Ristoff, ex-presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação

Mudanças políticas e a educação superior - Nilton Ponciano, professor de Educação Básica, Tecnológica e Técnica do Instituto Federal do Amazonas (Ifam)

Carreira docente - Luiz de Almeida Neto, presidente do Colégio de Pró-reitores de Graduação das Ifes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Cograd - Andifes)

Retenção e evasão de alunos - Marisa Lomônaco, pró-reitora de graduação da Universidade Federal de Uberlândia

Experiência de sucesso - Vidal Martins, pró-reitor de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Educação a distância e novas tecnologias - Nara Pimentel, diretora de ensino de graduação à distância da Universidade de Brasília

Avaliação do Forgrad 2016 - Lucídio Rocha, presidente do Forgrad

“Diálogos com o Museu” foi um programa exibido pela TV UFAM de janeiro de 2012 a fevereiro de 2013 com o objetivo de dar uma maior visibilidade à luta que os museus e instituições vêm travando ao longo dos anos em busca de recursos e geração de conhecimento para a sociedade. Além de buscar despertar o interesse do público pelos museus e suas vertentes. 

Através de entrevistas realizadas dentro do estúdio da emissora, diversos apresentadores ligados de alguma forma aos museus da região amazônica guiavam a programação, conversando, na maioria das vezes, com diretores, professores e coordenadores envolvidos com o Museu Amazônico. Além disso, por vezes eram realizadas exibições de palestras e mesas redondas envolvendo instituições e universidades federais do país, com o principal intuito de dar visibilidade a pesquisas e descobertas em torno de museus. Dessa forma, eram expostas questões etnológicas, culturais e arqueológicas, gerando assim debates acadêmicos. 

As entrevistas realizadas no decorrer do programa sempre contavam com a participação de profissionais como museólogos, arquivistas, bibliotecários, professores, paleontólogos e pesquisadores universitários, muitos deles vindos até de outros estados. O programa também recebia a visita de artistas, representantes de associações, escritores e produtores, muito disso por conta do cunho cultural envolvido nos diálogos, que abrangiam temas como questões culturais amazônicas, conservação ambiental, sustentabilidade e afins. 

Ao longo da exibição de “Diálogos com o Museu”, era sempre enfatizada a importância não só da preservação dos acervos museológicos mas também da transformação do patrimônio em herança cultural para a sociedade, gerando assim um maior fluxo de conhecimento ao longo do processo.  

Um exemplo claro disso foi quando, no episódio inicial da série, foi mostrado em uma palestra com mestrandos como a Universidade Federal de Santa Catarina conseguiu abrir o chamado "Curso de Licenciatura Intercultural do Sul da Mata Atlântica", feito especialmente para os indígenas da região e com o objetivo de formação de professores que pudessem atuar em sua aldeia através da realização das licenciaturas em Infância, Linguagens, Humanidades e Conhecimento Ambiental. Com isso, foi possível gerar uma maior integração social entre os povos indígenas dos arredores do museu da instituição e auxiliá-los na conservação de seus acervos e materiais que posteriormente seriam expostos na Universidade com a ajuda dos próprios índios. 

Através do destaque em conservação e resguardo de coleções, fotografias e materiais diversos, era possível levar o telespectador a uma maior percepção da importância do trabalho dos profissionais ligados à manutenção de acervos históricos, bem como do zelo pelas raízes culturais e sociais existentes no país e principalmente na Amazônia. Isso muito se deu por conta da exposição no programa da grande quantidade de riquezas documentais da região, envolvendo não só momentos históricos da cidade de Manaus como também evidências, arquivos e registros da Universidade Federal do Amazonas resguardados em museus.  

Assim, o programa acabou tendo como objetivo principal mostrar a importância das descobertas e pesquisas do passado para a construção de um futuro promissor para as gerações seguintes,  possibilitando dessa forma uma maior consciência social acerca de toda herança cultural que possuímos. 

Marcella Fernandes
Estudante de Jornalismo

 

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