Com a globalização, veio a difusão de músicas e artistas internacionais, causando uma distinção entre os artistas regionais, que, mais do que nunca, sofrem com a pouca visibilidade e reconhecimento na cena cultural amazônica.
Porém, o programa cultural Tacacá na Bossa, criado em 2005, ajuda a celebrar e enaltecer os talentosos músicos, escritores e atores amazonenses. O programa acontece até hoje no Largo São Sebastião, às quartas-feiras, e seu nome é uma homenagem ao famigerado Tacacá da Gisela, uma banquinha de tacacá e comidas típicas que se localiza também no Largo São Sebastião, e ao estilo musical bossa nova. Conta com o apoio do Governo do Amazonas e a Secretaria de Estado de Cultura.
Quando reproduzido pela TV UFAM, mostrava-se como uma alternativa aos telespectadores que apreciam os ritmos amazônicos e grandes nomes como Nicolas Jr., Júnior Rodrigues, Márcia Siqueira, Cileno e outros. Sendo, assim, de extrema importância para a manutenção da música e cultura amazonense.
Os shows são de grande sucesso, movimentam a praça e recheiam as cadeiras. O público canta em uníssono as músicas conhecidas e apreciam o movimento cultural diferenciado, sempre num clima de muito amor à música e à nossa cidade. Além de apresentações musicais, o palco é livre para lançamentos de livros, cds e dvds.
Yolanda Bento
Estudante de Jornalismo da UFAM