A primeira semana do mês de agosto é de homenagem no Cine & Vídeo Tarumã. O projeto traz uma programação em homenagem ao diretor argentino e naturalizado brasileiro Hector Babenco, falecido em julho deste ano. A programação busca exibir três filmes que ilustram alguns momentos marcantes de sua carreira no cinema. O cineasta fez uma carreira no Brasil com filmes de peso, tendo sido indicado ao Oscar de melhor diretor pelo filme "O beijo da mulher aranha", em 1985. Sua contribuição para o cinema, principalmente brasileiro, é notável e será sempre lembrada. Confira sinopses e trailers:

Segunda-feira (01/8): Pixote: A Lei do Mais Fraco
Pixote foi abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua "educação", pois conviveu com todo os tipos de criminosos e jovens delinquente. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos.

Quarta-feira (03/8): O Beijo da Mulher Aranha
Em uma prisão na América do Sul, dois prisioneiros dividem a mesma cela. Um é homossexual e está preso por comportamento imoral e o outro é um prisioneiro político. O primeiro, para fugir da triste realidade que o cerca, inventa filmes cheios de mistério e romance, mas o outro tenta se manter o mais politizado possível em relação ao momento que vive. Mas esta convivência faz com que os dois homens se compreendam e se respeitem.

Sexta-feira (05/8): Meu Amigo Hindu
Diego é um cineasta diagnosticado com câncer terminal, cuja única chance de sobrevivência é se submeter a um transplante de medula óssea experimental, que apenas é realizado nos Estados Unidos. Assim, ele parte para Washington mas antes decide se casar e se despedir dos amigos. Já no hospital, ele conhece um menino hindu de apenas oito anos, que também está internado. Logo Diego passa a vivenciar com ele aventuras fantasiosas, inspiradas no cinema, que ajudam a suportar a dura realidade que os cerca.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.