Um dos objetivos do projeto Cine & Vídeo Tarumã é oferecer ao público frequentador a oportunidade de visualizar obras cinematográficas que são preteridas nos cinema convencionais de Manaus. A programação desta semana vai exibir três obras inéditas em nossa cidade: A Família Bélier, O Abrigo e Elles. Você pode conferir os trailers e sinopses aqui.

Segunda-feira (25/7):  A Família Bélier, do francês Eric Lartigau
Na trama, Paula é uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais... Mas a sua família tem algo diferente: seu pai, sua mãe e o irmão são surdos e mudos. É Paula quem administra a fazenda familiar, e que traduz a língua de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos?

Quarta-feira (27/7): O Abrigo, do diretor americano Jeff Nichols
Curtis LaForche mora numa pequena cidade de Ohio com a esposa Samantha e sua filha de seis anos, que possui uma deficiência auditiva. Os dois trabalham pesado para juntar dinheiro a fim de suprir as necessidades especiais da filha, mas mesmo passando por algumas dificuldades, eles podem dizer que são felizes. Isso começa a mudar quando Curtis passa a ter pesadelos com uma tempestade apocalíptica e começa a ficar obsessivo. Ele constrói um abrigo no quintal e desperta a preocupação da esposa e a desconfiança dos amigos e colegas de trabalho.

Sexta-feira (29/7): Elles, da diretora polonesa Malgorzata Szumowska
O filme conta a história de Anne, jornalista de uma grande revista voltada para o público feminino, que está trabalhando em uma matéria sobre a prostituição estudantil. Ela consegue os depoimentos de duas estudantes de Paris, Alicja e Charlotte, que abrem suas vidas sem pudor ou vergonha. Tais confissões acabam ecoando no dia a dia de Anne e interferindo em seus relacionamentos pessoais.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.