Esta semana o Cine & Vídeo Tarumã homenageia o aclamado diretor iraniano Abbas Kiarostami, que veio a falecer no dia 4 de julho deste ano. A programação “Tributo a Abbas Kiarostami” traz três filmes pontuais que ressaltam a beleza e genialidade do cinema desse grande diretor, que trabalha lindamente o realismo e a simplicidade diegética, mas com uma complexidade estilística que descontrói os conceitos de realidade e verdade de uma maneira poética que encanta o expectador. Os filmes escolhidos para a programação são: Através das Oliveiras, Gosto de Cereja e Dez. Confira sinopses e trailers.

Segunda-feira (18/7): Através das Oliveiras
Uma pequena cidade no norte do Irã recebe a visita de uma equipe de cinema que está produzindo um filme. O protagonista masculino é Hossein e a feminina é Tahere, uma jovem atriz por quem Hossein está visivelmente apaixonado, deixando transparecer até para o diretor do filme. No intervalo entre as cenas, o ator tenta de todos os modos fazer com que Tahere fale com ele, o que ela se recusa a fazer. O filme foi indicado ao prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Quarta-feira (20/7): Gosto de Cereja
Acompanhamos o Sr. Badii, que viaja de carro pelos campos de Teerã. Ele está procurando um trabalhador, alguém que esteja disposto a ajudá-lo num plano que reflete toda a sua amargura e solidão. Ele procura alguém que o ajude a morrer, mas vive em uma sociedade onde suicídio é uma abominação. O filme levou a Palme de Ouro no Festival de Cannes, na França.

Trailer com legendas em inglês

Sexta-feira (22/7): Dez
Dez sequências na vida emocional de 6 mulheres e os desafios com que elas se deparam num momento particular de suas vidas. Dez episódios que se passam em dias diferentes, mas sempre no carro de uma jovem mulher. Divorciada e recém-casada com outro homem, ela tem um filho do primeiro casamento que, no entanto, não cansa de culpá-la por não agir dentro do código moral do Irã. Além de seu filho ela dá carona a várias mulheres, uma prostituta, uma jovem apaixonada e uma senhora, criando um retrato da feminilidade no Irã. A produção foi indicada ao prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.