Seja pelos roteiros diferentes dos usuais ou pela fotografia estilizada ou até mesmo por uma direção inovadora. Os três filmes da semana do projeto Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, são capazes de gerar estranheza e encantamento pelas diferentes técnicas apresentadas durante a projeção. Para abrir o mês de julho, o cineclube traz como temática "Filmes Estranhos ou Pertubardores" e as produções escolhidas são: Dente Canino, Enter the Void: Viagem Alucinante e Holy Motors..

Segunda-feira (4/7): "Enter The Void: Viagem Alucinante", de Gaspar Noé

Oscar e Linda vivem atualmente em Tóquio. Ele sobrevive através de pequenos negócios como traficante e ela como uma stripper em uma boate. Durante um ataque policial, Oscar é atingido por uma bala. Enquanto está morrendo, seu espírito, fiel à promessa que Oscar fez à irmã de nunca desistir, se recusa a deixar o mundo dos vivos. Sua mente, então, viaja pela cidade e suas visões começam a ficar cada vez mais caóticas e apavorantes. Passado, presente e futuro se misturam em um redemoinho alucinante.

Quarta-feira (6/7): "Dente Canino", de Yorgos Lanthimos

Filme conta a história de uma família que tem três filhos e moram em uma casa isolada no subúrbio. Em volta dessa casa há uma cerca muito alta, que as crianças nunca passaram. Ou seja, os filhos do casal nunca tiveram nenhum contato com mundo exterior. Quem cria, educa e ensina tudo para as crianças são os pais, porém, excluindo toda e qualquer influência do mundo lá fora. A situação piora quando as crianças começam a fazer questionamentos que não fazem mais sentido no mundo em que vivem.

Sexta-feira (8/7): "Holy Motors", de Leos Carax

Oscar transita solitário em vidas paralelas, atuando como chefe, assassino, mendigo, monstro, pai… Mergulha profundamente em cada um dos papéis e é transportado por Paris e arredores em uma luxuosa limusine, comandada pela loira Céline. Ele é um homem em busca da beleza do movimento, da força motriz, das mulheres e dos fantasmas de sua vida.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.