Idéias & Livros não era só um programa, era uma conexão do artista amazonense (consagrado ou ainda em começo de carreira) com os telespectadores. Durante aproximadamente uma hora, Iraíldes Caldas Torres, na época diretora da Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), conversava com escritores, pintores, cantores entre outros.

É de conhecimento geral o pouco espaço que temos para essa interação na mídia do Norte. O programa Idéias & Livros oferecia diversão e conhecimento. A atração televisiva tinha um cenário simples: duas cadeiras, entrevistado e entrevistadora um de frente para o outro, uma mesa com um copo de água entre os dois e todo o potencial que o programa poderia render.

Nos vários episódios que seguiram durante os quase três anos (catalogados) em que o programa esteve no ar, Iraílldes conversou com membros da própria faculdade, como foi o caso da professora Sandra Campus, atual docente da UFAM na área de letras, que falou sobre  o seu trabalho recém-lançado e seus conhecimentos linguísticos, e com consagrados escritores, como o amazonense Tenório Telles.

Os artistas ou intelectuais costumavam trazer suas obras mais recentes e debater sobre elas, mas vale ressaltar que as conversas não se prendiam a isso. Em várias ocasiões, problemas sociais, cultura cabocla, filosofias de vida foram temas abordados no programa. Os assuntos também não se limitavam aos temas amazonense e, por diversas vezes, livros de grande importância global foram pauta no Idéias & Livros.

O programa contava com apoio da EDUA, da Livraria Valer e da Câmara Amazonense do Livro e da Leitura.

Jussara Vasconcelos
Estudante de Jornalismo da UFAM