O Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, retorna às suas sessões e terá uma programação especial em celebração ao Dia do Meio Ambiente – 05 de junho – que irá ressaltar a importância da  relação do homem com a natureza. A programação intitulada “Cinema e Meio ambiente” é composta pelos filmes: Na Natureza Selvagem, Livre e Chloe e Theo.

Segunda-feira (06/6): Na Natureza Selvagem, de Sean Penn
A trama do filme se  passa no início da década de 1990 e narra a história de Christopher McCandless, vivido por Emile Hirsch, um jovem recém-formado que decide jogar tudo para o alto e embarcar numa viagem sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca. O filme ganhou o Globo de Ouro de Melhor Canção Original (a música é de Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam) e foi indicado por Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda duas indicações ao Oscar para Melhor Montagem e Melhor Ator Coadjuvante (Hal Holbrook).

Quarta-feira (08/6): Livre, do diretor canadense Jean-Marc Vallée
O filme retrata a vida de Cheryl Strayed, interpretada por Reese Witherspoon, que decide mudar seu rumo de vida após anos de comportamento inconsequente, perda da mãe, vício em heroína e a destruição de seu casamento. Assombrada pela lembrança de sua mãe e sem nenhuma experiência, ela sai para trilhar as 1.100 milhas do Pacific Crest Trail totalmente sozinha. A produção foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz para Reese Witherspoon e Melhor Atriz Coadjuvante para Laura Dern. Recebeu ainda indicação ao Globo de Ouro e ao BAFTA inglês.

Sexta-feira (10/6): Chloe e Theo, dirigido pelo britânico Ezna Sands
A trama inicia com a determinação da comunidade inuit, no Ártico, em avisar os líderes mundiais para uma catástrofe prestes a ocorrer, consequência do aquecimento global provocado pelos homens. Eles enviam o inuit Theo (Theo Ikummaq) a Nova York e, perdido na grande cidade, ele conhece Chloe (Dakota Johnson), uma garota sem-teto, meio delirante e obcecada por Bruce Lee, que, junto com sua turma, decidem apoiar e ajudar Theo em sua missão de tentar salvar o mundo.

(Trailer em inglês)

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.