O Cine & Vídeo Tarumã fecha o mês de abril com exibições de documentários estrangeiros recentes. O documentário é um gênero cinematográfico, assim como o cinema de ficção, que caracteriza uma representação parcial e subjetiva da realidade, trazendo ao telespectador o questionamento sobre tal realidade. As produções selecionadas são: Pina, Nostalgia da Luz e Cartel Land.

Segunda-feira (25/4): Pina, do diretor alemão Wim Wenders
Um espetáculo de dança e teatro inspirado pelo trabalho da coreógrafa alemã Pina Bausch, ressaltado em seus detalhes, formas e cores através da tecnologia 3D. O espetáculo é estrelado por dançarinos da cidade de Wuppertal e seu entorno, local de origem de Pina e por ela considerado como sua força criativa. Indicado ao Oscar de Melhor Documentário.

Quarta-feira (27/4): Nostalgia da Luz, do chileno Patricio Guzmán
No deserto de Atacama, astrônomos de todo o mundo se reúnem para observar as estrelas. Nessa região do Chile, a três mil metros de altitude, o calor do sol mantém intactos restos humanos. Ao mesmo tempo em que os astrônomos pesquisam as galáxias em busca de vida extraterrestre, mulheres procuram seus parentes na terra do deserto.

Sexta-feira (29/4): Cartel Land, do diretor americano Matthew Heineman
O documentário coloca questões políticas e pessoas através dos vigilantes dos dois lados da fronteira entre EUA e México que lutam contra os ferozes cartéis de drogas mexicanos. Com acesso sem precedentes, o documentário provoca profundos questionamentos sobre a ilegalidade, a quebra da ordem e se os cidadãos podem combater violência com violência. Indicado ao Oscar de Melhor Documentário.

(Trailer em inglês)

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.