As produções recentes do audiovisual do Brasil recebem espaço na programação do Cine & Vídeo Tarumã da semana. A programação “Novos Filmes Brasileiros” traz filmes que pontuam a situação sociopolítica corrente e ainda assim ressaltam a beleza singular dos espaços que comportam essas narrativas tão tocantes. Os filmes escolhidos são: Que Horas Elas Volta?, Ventos de Agosto e Casa Grande. As exibições ocorrem sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.

Confira datas de exibição, sinopses e trailers dos filmes:

Segunda-feira (18/4): "Que horas ela volta?", da diretora Anna Muylaert
A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, a situação se complica.

Quarta-feira (20/4): "Ventos de Agosto", do pernambucano Gabriel Mascaro
Um pesquisador de som de ventos alísios desembarca em uma pacata vila de pescadores e abala a rotina de Shirley (Dandara de Morais), que trabalha em uma fazenda, e Jeison (Geová Manoel dos Santos), praticante da pesca submarina. A maré está alta, os ventos fortes e a vila nunca mais será a mesma.

Sexta-feira (22/4): "Casa Grande", do diretor carioca Fellipe Barbosa
Sônia (Suzana Pires) e Hugo (Marcello Novaes) são da alta burguesia carioca e levam uma vida bastante confortável. Aos poucos vão à falência, mas ninguém sabe de seus problemas financeiros, nem mesmo o filho Jean (Thales Cavalcanti), que faz de tudo para se desvencilhar dos pais superprotetores. Para se manter, o casal corta despesas e ele, que só se preocupava com garotas e vestibular, enfrenta pela primeira vez a realidade.

O Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas. Saiba mais sobre o Cine & Vídeo Tarumã na página do projeto do Facebook