Por Danny Sullivan e Maria Cecília Costa
Estudantes de Jornalismo da UFAM e integrantes do PET de Comunicação

O coquetel de abertura da exposição Amazônia Arqueológica, a primeira a abordar os estudos sobre tecnologia lítica no estado, aconteceu na noite do dia 17 de março, no Museu Amazônico. O objetivo da exposição é dar aos visitantes a oportunidade de refletir sobre a importância desses objetos e a contribuição da ciência arqueológica para a construção do conhecimento da história da Amazônia.

Confira vídeo da exposição.

O curador da exposição e diretor do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Luciano Souza, enfatiza a novidade trazida pela exposição: “A primeira sala da exposição, intitulada ‘Mentes criativas e rochas transformadas: exposição de tecnologia lítica’, objetiva ampliar os horizontes de conhecimento e a visibilidade sobre os vestígios líticos no estado do Amazonas, onde diferentes populações produziram ferramentas complexas e diversificadas. Esses materiais são provenientes de diferentes regiões e sítios arqueológicos e, entre as peças, destacam-se lâminas, machados polidos e ferramentas lascadas com gumes afiados”, diz ele.

Yvonne Ramirez, arqueóloga e coordenadora da exposição, ressaltou o processo de escavações das peças expostas: “É nossa missão fazer a curadoria dessa exposição que mostra ao público, pela primeira vez, alguns dos resultados obtidos nas escavações durante a implantação do gasoduto Coari-Manaus, em 2005 e 2006”.

Ronaldo Mannarino, diretor-executivo da Petrobras, conta o porquê da empresa ter financiado e apoiado o projeto: “A Petrobras, quando fez o gasoduto Coari-Manaus, encontrou, ao longo do caminho, vestígios arqueológicos e, na expectativa de que fossem úteis para a ciência e todos nós, firmou uma parceria com a UFAM para a construção do Laboratório de Arqueologia, visando dar a esses achados uma destinação adequada”.

Há também a segunda sala, que ressalta a diversidade tecnológica, morfológica e estilística da cultura material arqueológica no Amazonas, trazendo cerâmicas encontradas em recentes pesquisas arqueológicas na região. Com o título “Diversidade da cerâmica arqueológica no Amazonas”, as principais peças são vasilhames decorados e urnas funerárias provenientes de sítios arqueológicos e doações realizadas por comunidades próximas. A sala possui peças datadas a partir do século IX d.C. (depois de Cristo).

A antropóloga Maria Helena Ortolan, diretora-geral do Museu Amazônico, em seu discurso, enfatizou a importância do Museu Amazônico e do Laboratório de Arqueologia no estado: “Estamos dando os primeiros passos para consolidação da Arqueologia na UFAM e no Amazonas. Esperamos que o público possa abraçar esta ideia e participar ativamente no engajamento da divulgação do patrimônio arqueológico e cultural da nossa região”, diz Maria Helena.

Para a professora Ítala Clay, diretora do Departamento de Cultura e Produção de Imagem da Pró-Reitoria de Extensão da UFAM, o evento marca também o início de um diálogo entre o Departamento de Cultura e o Laboratório de Arqueologia. A diretora afirma que “o Museu Amazônico constitui-se em espaço estratégico para o desenvolvimento e a divulgação cultural do Amazonas, principalmente quando provê uma aproximação maior da sociedade com o conhecimento produzido na Universidade, ou seja, efetivamente demarcando seu caráter extensionista”.

A museóloga responsável pela exposição, Lívia Maria Baêta, contou as expectativas da equipe sobre o evento: “A gente espera que venham grupos escolares, universitários e o pessoal da região, pois poucos sabem sobre a arqueologia. Esperamos que venham, aproveitem bastante a exposição e saiam querendo conhecer mais e mais sobre a Arqueologia”.

A exposição foi resultado de parceria realizada entre a UFAM, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Ministério Público Federal (MPF) e a Petrobras.

Exposição Amazônia Arqueológica
Onde: Museu Amazônico (Rua Ramos Ferreira, 1036, Centro – Manaus)
Visitaçõs: entre os dias 18 de março e 22 de abril, de segunda à sexta
Horário de funcionamento: 8h30 às 16h30