Por Rayanna Simões, estudante de Jornalismo

O Blog da TV UFAM inicia uma série para apresentar os alunos que fazem a emissora acontecer, colaborando voluntariamente. Vamos começar com a Maria Clara Guimarães, que cursa o terceiro período de jornalismo na UFAM e é uma das alunas voluntárias.

Ela escolheu jornalismo porque sempre gostou de escrever e de ler. Mas na verdade, seu amor pela área também é dividido com a medicina. Desde pequena seus pais a ouviam dizer que seria médica, mas quando chegou no ensino médio, encontrou outras áreas que lhe chamaram a atenção e uma delas foi o jornalismo.

Maria, que participa há sete meses da TV, já realizou atividades de divulgação da emissora nas redes sociais, além de contribuir com textos para o Blog.  Já fez entrevistas, participou de alguns boletins UFAM em Pauta e agora, junto com outra aluna, desenvolve a terceira temporada do “Eu na UFAM”, programa que apresenta histórias de pessoas que têm uma relação diferenciada com a universidade.

Para Maria, a experiência de trabalhar na TV é enriquecedora, pois aprendeu muito e foi apresentada a muitos programas que não tinha conhecimento, principalmente programas de edição, podendo colocar em prática em outras atividades.

Dessa maneira, ela espera aprender mais, principalmente na área de edição e filmagem, para conseguir realizar o que quer: ter uma boa experiência, ser uma excelente profissional, fazer a diferença na profissão e trabalhar com o que gosta, que é a área da escrita. Maria Clara espera trabalhar em alguma revista ou jornal e talvez ser uma grande editora-chefe.

Maria Clara valoriza a oportunidade de trabalhar com pessoas de diversas áreas. “Na tv temos a chance de trabalhar com pessoas diferentes, em áreas diferentes, dispostas a ajudar sempre que necessário”.

Seu momento mais marcante foi quando ela gravou seu primeiro UFAM em pauta, mesmo não gostando muito de falar em público. Ela tentou fugir... mas acabou tendo que gravar.

Maria Clara sabe que está no começo de sua jornada profissional, mas acredita que está no caminho certo.