Por Jéssica Salomão, estudante de Jornalismo

Você já deve ter percebido que a programação da TV UFAM, além das produções da emissora, conta com séries, telefilmes e animações de produtoras de todo país. Essas obras trazem as mais diferenciadas temáticas, desde infantis a adultas, e possibilitam o contato do público com conteúdo experimental e de qualidade.

No Blog da TV UFAM, vamos iniciar uma série de matérias que vão contar quais são essas produções e mostrar, por meio de conversas com diretores, roteiristas e produtores, quais foram os desafios e objetivos dessas obras. E nossa primeira conversa foi com os diretores de "Rarefeito", das produtoras Diadorim Filmes e Beija Flor Filmes.

A série ficcional "Rarefeito", dos diretores e roteiristas Marçal do Carmo e André Fernando Sturmer, apresenta uma família negra de classe média alta, que está sofrendo diversos atritos emocionais e, em meio a todo esse cenário conturbado, o protagonista Cristian decide escalar o monte Everest. Tempos depois retorna para a família e descobre que está com câncer em fase terminal. Ainda sem saber a causa da doença, ele se questiona como conseguiu completar a escalada e se a montanha foi a causa desse mal.

Segundo Marçal e André, a série tem o intuito de deixar o telespectador bem envolvido com o drama, "de forma que o público sinta empatia pelo protagonista", explica André na entrevista dada a TV UFAM por videoconferência. Sendo uma inovação em relação as produções nacionais do Brasil, "Rarefeito" apresenta uma quebra de tabus em relação a cultura sulista brasileira, mostrando visões não convencionais da família e da sociedade, tanto na questão financeira como na social.

A produção integra o edital Brasil de Todas as Telas, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), que tem como objetivo incentivar a produção audiovisual disponibilizando um número maior de produções nacionais para o público.

“Ser contemplado pelo edital foi algo surpreendente, nós tínhamos a esperança de ser aceitos, colocamos tudo o que gostamos nas séries que vemos, demos o nosso melhor e esperávamos o melhor”, citou André durante a entrevista.

André e Maçal também demonstraram alegria ao ver a repercussão da série na região Norte pela TV UFAM: "Achamos uma iniciativa muito legal e vocês são o primeiro canal que fazem contato conosco nos tratando como diretores. Ficamos orgulhosos em saber que Rarefeito repercutiu tão longe”, ressaltaram os diretores.

Gostou? Então, acompanhe a programação da TV UFAM, no Canal 8 da NET Digital.