A programação desta semana do projeto Cine & Vídeo Tarumã apresenta obras que trazem inovações em roteiro, temas e estética, os filmes cults. Para que um filme seja considerado cult é preciso apresentar algumas características comuns, como diferentes estéticas ou roteiros complexos, que provoquem reflexão no espectador. Ainda que não sejam destaque em bilheteria, os filmes cults mexem com a curiosidade do público. Os filmes exibidos nesta semana são: "O Novíssimo Testamento", "Homens e Galinhas" e "A Ovelha Negra".

Segunda-feira (19/6): "O Novíssimo Testamento", de Jaco Van Dormael
Deus (Benoît Poelvoorde) está vivo, mora em Bruxelas e é um senhor rabugento e malvado com uma filha de 10 anos de idade. Cansada da natureza abusiva do pai, a menina invade o computador dele e envia para todos os habitantes do planeta as datas de suas respectivas mortes, ação que gera consequências inimagináveis.

Quarta-feira (21/6): "Homens e Galinhas", de Anders Thomas Jensen
Conta a história de dois irmãos muito diferentes entre si, Gabriel e Elias, o primeiro é um desgastado professor universitário, enquanto o outro, um homem sem muitas preocupações além das triviais. Ao saberem que seu pai morreu, os irmãos descobrem por um vídeo deixado pelo falecido que ele na verdade não era o pai biológico dos dois. Gabriel e Elias descobrem que seu verdadeiro pai mora em uma ilha chamada Ork e decidem ir até o local, onde conhecem sua verdadeira família. O encontro repleto de pessoas anormais os deixa em choque, mas também os liberta.

Legendas em inglês

Sexta-feira (23/6): "A Ovelha Negra", de Grímur Hákonarson
Ganhador do Prêmio Um Certo Olhar no Festival de Cannes em 2015. A história se passa na Islândia, onde a população de ovelhas é maior que a de seres humanos. Os animais têm grande importância no país, em boa parte composto por grandes fazendas destinadas a criá-los. Num vale dessas fazendas, dois irmãos que não se falam há 40 anos, precisam se unir para salvar o que há de mais valioso para eles, suas ovelhas, devido a uma doença contagiosa entre os animais.

O Cine & Vídeo Tarumã é um projeto de extensão da Faculdade de Informação e Comunicação da UFAM, as sessões são gratuitas, com início às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (ex-ICHL), localizado no setor Norte do Campus Universitário