Completando 70 anos em 2017, o tradicional Festival de Cannes ocorre anualmente na cidade francesa de mesmo nome e, no decorrer de cada edição, são exibidos filmes inéditos dos principais nomes da sétima arte mundial. O Palma de Ouro, entregue no evento, é um dos principais prêmios do cinema. Em homenagem ao famoso festival, o Cine e Vídeo Tarumã exibe nesta semana as produções premiadas na edição de 2016: "Docinho da América", de Andrea Arnold; "É Apenas o Fim do Mundo", dirigido por Xavier Dolan e "Personal Shopper", de Olivier Assayas.

As sessões são gratuitas, com início a partir de 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais. Confira trailers e sinopses:

Segunda-feira (26/5): "Docinho da América", de Andrea Arnold
A produção ganhou o Prêmio do Júri em Cannes do ano passado. A história é protagonizada por Sasha Lane no papel de Star, uma adolescente que conhece Jake, Shia LaBeouf, e decide acompanha-lo juntamente com outros jovens em uma viagem pelo território dos Estados Unidos com o intuito de vender assinaturas de revistas. O Filme aborda a vida de jovens que vivem à margem da sociedade e quais as reais oportunidades que lhes são ofertadas.

Trailer com áudio em inglês, sem legenda

Quarta-feira (31/5): "É Apenas o Fim do Mundo", de  Xavier Dolan
A produção apresenta um elenco de peso com participação de Nathalie Baye e Vincent Cassel, ambos franceses e ganhadores de premiações como o César Awards. O filme narra a história de Louis (Gaspard Ulliel), que após doze anos longe de sua casa, decide realizar uma reunião para anunciar que irá morrer em breve, o encontro porém é ponto de partida para diversas memórias do passado entre os membros da família. Além de ganhar a categoria de Grande Prêmio do Júri, o filme também consagrou Xavier Dolan com o Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes de 2016.

Sexta-feira (02/5): "Personal Shopper", de Olivier Assayas
 obra é assinada pelo francês Olivier Assayas e protagonizada pela atriz Kristen Stewart, contando a trajetória da americana Maureen na cidade de Paris e seu trabalho junto a uma celebridade local. Além das qualidades usuais, a jovem tem capacidade de se comunicar com o mundo dos mortos, dom que seu irmão recém-falecido também possuía, o mesmo parece estar querendo enviar uma mensagem para o mundo dos vivos. Olivier Assayas foi premiado como Melhor Diretor no Festival de Cannes por este trabalho em um empate com Cristian Mungiu, indicado por Graduation.

O Cine & Vídeo Tarumã é um projeto de extensão da Faculdade de Informação e Comunicação da UFAM, as sessões são gratuitas, com início às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (ex-ICHL), localizado no setor Norte do Campus Universitário.