A programação desta semana do Cine & Vídeo Tarumã fará uma homenagem ao diretor italiano Ettore Scola, falecido em 2016. om uma carreira marcada por grandes sucessos do cinema europeu, Scola dirigiu, escreveu e produziu filmes cultuados pelo público e crítica. As sessões serão realizadas a partir de 12h30, no no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (ex-ICHL).

Segunda-feira (15/5): Um Dia Muito Especial
Ganhador na categoria de Melhor Filme estrangeiro no Globo de Ouro e no Oscar. A trama se passa na Itália, no ano de 1938, e gira em torno da relação intensa entre Antonietta (Sophia Loren), uma dona de casa neglicenciada pelo marido fascista, e seu vizinho Gabrielle (Marcello Nastroianni), radialista homossexual e depressivo que se conhecem no mesmo dia em que Hitler e Mussolini se reunem para selar uma união política a qual acarretaria a 2ª Guerra Mundial no ano seguinte.

Sem trailer disponível

Quarta-feira (17/5): O Jantar
Ganhador do Golden Goblets da Itália de Melhor Roteiro, a produção aborda os dramas particulares de vários personagens dentro de um restaurante, incluindo Flora (Fanny Ardant), dona do local, um professor universitário que mantém uma relação amorosa com uma de suas alunas e uma mãe que tem problemas com a filha. A obra ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coajuvante para Stefania Sandrelli e Melhor Ator Coadjuvante dado a todo o elenco nesta categoria na Premiação do Sindicato Nacional de Jornalistas de Cinema.

Sexta-feira (19/5): Que Estranho Chamar-se Federico
Último trabalho de Scola, o qual conta a biografia do diretor Federico Fellini, outro grande nome do cinema italiano. O filme foi indicado ao Golden Globes na categoria de Melhor Fotografia e consagrou Ettore Scola com o prêmio de Melhor Diretor do Sindicato Nacional dos Jornalistas Cinematográficos Italiano.

As sessões do Cine & Vídeo Tarumã, um projeto de extensão da Faculdade de Informação e Comunicação da UFAM, são sempre gratuitas, com início às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, localizado no setor Norte do Campus Universitário.