O Cine e Vídeo Tarumã, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), homenageia o Dia do Trabalhador com três filmes cultuados e dirigidos por três grandes nomes da cinematografia mundial. Estão inclusos na programação filmes voltados à luta trabalhadora e ao cenário político das últimas décadas. Veja a programação:

Terça-feira (2/5): "Eles Não Usam Black-Tie", de Leon Hirszman
O filme narra a história de um operário, Tião (Carlos Alberto Riccelli), que pensa em se casar com sua namorada Maria (Bete Mendes), que está grávida, quando uma greve se inicia na fábrica em que trabalha. Optando por não aderir ao movimento paredista, entra em conflito familiar com o pai, Otávio (Gianfrancesco Guarniere), um líder operário que estivera preso durante a ditadura.

Quarta-feira (3/5): "Eu, Daniel Blake", do diretor Ken Loach

A trama mostra os percalços do protagonista, que, por sofrer um ataque cardíaco é aconselhado a não retornar ao trabalho, tenta recorrer aos benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nessa situação, mas esbarra na extrema burocracia do sistema aos direitos dos trabalhadores. O mérito de Loach é evidenciar o cinismo existente por trás do sistema, de forma a ofertar ajuda, mas torná-la tão complicada de ser atingida que, na prática, torna-se inviável. Diante de tal situação, nada mais resta a Daniel (e a todos os trabalhadores) que lutar pelo respeito, como pessoa e como cidadão.

Sexta-feira (5/5): O Corte, de Costa-Gravas

No filme é mostrada – com ironia e humor negro – a saída encontrada por um trabalhador qualificado, um executivo de grande empresa, quando perde o emprego. Bruno Darvet, vivido pelo ótimo José Garcia, é esse executivo que recebe a carta de demissão. Após dois anos na mesma situação de desemprego, e com as economias no raso, Bruno entra em desespero e decide recuperar seu antigo cargo matando o atual ocupante e também todos aqueles que possuam potencial para preencher sua vaga.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão da Faculdade de Informação e Comunicação da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.