O momento para escolher os próximos Reitor e Vice-Reitor da UFAM está se aproximando. No dia 22 de março, alunos, docentes e servidores técnico-administrativos irão indicar quem ocupará os dois principais cargos da gestão da Universidade.

Para fazer uma escolha consciente, é preciso conhecer as propostas e os perfis de cada um dos concorrentes das três chapas em disputa. Buscando colaborar com a comunidade acadêmica nessa decisão, a TV UFAM realizará entrevistas com os três candidatos ao cargo de Reitor.

As entrevistas serão realizadas individualmente e as gravações ocorrem nos dias 06, 07 e 08 de março, nos estúdios da TV UFAM. Já a transmissão das entrevistas na programação da emissora vai acontecer nos dias 14, 15 e 16 de março, às 09h e 21h, no canal 8 da NET Digital.

A ordem de gravação e transmissão foi definida por meio de sorteio realizado no dia 24 de fevereiro, com a presença dos representantes das chapas, de membros da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária (CCCU) e de dois representantes da TV UFAM. Por sorteio, ficou estabelecida a seguinte ordem de gravação e transmissão:

Gravação

06/3: Chapa 33 - "UFAM: conectada para o futuro", professor Sylvio Puga

07/3: Chapa 31 - "Contraponto", professora Arminda Mourão

08/3: Chapa 17 - "Juntos pela UFAM", professor Hedinaldo Lima

14/3: Chapa 31 - "Contraponto", professora Arminda Mourão

15/3: Chapa 17 - "Juntos pela UFAM", professor Hedinaldo Lima

16/3: Chapa 33 - "UFAM: conectada para o futuro", professor Sylvio Puga

As reprises das entrevistas obedecerão à ordem definida em sorteio para transmissão:

Reprise

09h: Chapa 31 - "Contraponto", professora Arminda Mourão
10h: Chapa 17 - "Juntos pela UFAM", professor Hedinaldo Lima
11h: Chapa 33 - "UFAM: conectada para o futuro", professor Sylvio Puga

14h: Chapa 31 - "Contraponto", professora Arminda Mourão
15h: Chapa 17 - "Juntos pela UFAM", professor Hedinaldo Lima
16h: Chapa 33 - "UFAM: conectada para o futuro", professor Sylvio Puga

As entrevistas na íntegra serão disponibilizadas no dia 17 de março no aplicativo TV UFAM Play e no canal da emissora no Youtube.

Organização
Com duração de uma hora, as entrevistas serão mediadas pela jornalista da TV UFAM Renata de Lima. Serão abordados oito temas, cada um contando com duas perguntas, sendo uma elaborada pela equipe da TV UFAM e outra enviada pela comunidade acadêmica. Os temas foram definidos pela equipe da emissora com sugestões dos representantes das chapas:

1. Concepção de universidade

2. Gestão

3. Ensino

4. Pesquisa

5. Extensão

6. Papel da universidade como produtora de conhecimento (sugestão da Chapa 31 - "Contraponto")

7. Alternância de poder (sugestão da Chapa 33 - "UFAM: conectada para o futuro")

8. Assédio moral dentro de sala de aula (sugestão da Chapa 17 - "Juntos pela UFAM")

A ordem de apresentação dos temas será sorteada durante a entrevista, assim como as perguntas da comunidade. Os candidatos podem responder cada questionamento no tempo máximo de dois minutos.

Participação da comunidade acadêmica
Alunos, docentes e servidores técnico-administrativos poderão contribuir com as entrevistas enviando perguntas para cada tema que será debatido. Na página (fanpage) da TV UFAM no Facebook, está disponível uma área para cada tema, em que os internautas poderão enviar suas perguntas nos comentários. Os questionamentos devem ser enviados até o dia 06 de março, às 10h.

As perguntas devem ser diretas sem contextualizações longas, se ater ao tema escolhido e a assuntos ligados à Universidade Federal do Amazonas, ser dirigidas aos três candidatos e não apenas a um e estar identificadas com nome e foto do perfil do autor.