O Cine & Vídeo Tarumã realiza, nesta semana, um especial em homenagem ao Oscar. Faltando duas semanas para a cerimônia, o cineclube da Universidade Federal do Amazonas exibe três produções ganhadoras da edição passada. Os filmes da semana são os seguintes: "Ex-Machina: Instinto Artificial", "O Regresso" e "O Filho de Saul".

Segunda-feira (13/2): Ex-Machina: Instinto Artificial, do diretor Alex Garland

Caleb, um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman, o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava, uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar. Ganhador do Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Quarta-feira (15/2): O Regresso, do diretor Alejandro González Iñarritu

Hugh Glass parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald, que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança. Ganhador de 3 Oscars, incluindo Melhor Diretor e Melhor Ator para Leonardo DiCaprio.

Sexta-feira (17/2): O Filho de Saul, do diretor László Nemes

1944, campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. Saul é um judeu obrigado a trabalhar para os nazistas, sendo um dos responsáveis em limpar as câmaras de gás após dezenas de outros judeus serem mortos. Em meio à tensão do momento e às dificuldades inerentes desta tarefa, ele reconhece entre os mortos o corpo de seu próprio filho. Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.