Querendo mostrar a crescente onda migratória de refugiados africanos e do oriente médio que atravessam o Mediterrâneo para a Europa, o Cine e vídeo Tarumã abre espaço para a exibição de longas mostrando um pouco mais da vida dos imigrantes. Preconceito, intolerância religiosa e xenofobia são algumas das dificuldades enfrentadas por essas pessoas em busca de liberdade e uma vida melhor no novo continente. Visando levar os frequentadores do Cine e Vídeo Tarumã a compreender melhor os motivos e dificuldades que levam esses refugiados a abandonar sua cidade natal, foram selecionados três filmes recentes e inéditos em nossa cidade: Dheepan – O Refúgio, o italiano Terra Firme e o documentário Fogo no Mar. Confira programação, trailers e sinopses a seguir:

Segunda-feira (21/11): Dheepan – O Refúgio, de Jacques Audiard
Dheepan (Antonythasan Jesuthasan) é um combatente da independência no Sri-Lanka, mas a guerra civil está prestes de ser perdida e ele decide fugir. Ele se junta a Yalini (Kalieaswari Srinivasan) e a pequena Illayaal (Claudine Vinasithamby), que não se conhecem, assumindo identidades falsas para chegar a Europa. Eles precisam conviver como se fossem uma família verdadeira ao chegar na França. Sem conhecer a língua local, Dheepan consegue emprego como zelador em um condomínio de classe baixa, enquanto que Yalini passa a trabalhar como empregada doméstica de um idoso com problemas de saúde. Contudo, a violência dos subúrbios faz ressurgir as feridas da guerra. Além de vencedor em Cannes, o filme obteve outros prêmios pelo mundo, como Melhor Filme no Festival de Miami/16 e o Prêmio do Público no Oslo Films From The South Festival/15 (Noruega).

Quarta-feira (23/11): Terra Firme, de Emanuele Crialese
Terra Firme, de 2012, já apresentava na trama a reação dos moradores da Sicília, na costa mediterrânea frente à “aproximação clandestina” de imigrantes negros. A trama mostra a família modesta de pescadores em uma ilha remota, onde a maior fonte de trabalho é o turismo. Ernesto (MimmoCuticchio), o patriarca da família, ainda mantém seu barco de pesca, mais por razões sentimentais do que pela renda que consegue obter através dele. Já Nino (BeppeFiorello) desistiu de vez da pescaria e agora se dedica a entreter turistas. Um dia, Ernesto e o neto Filippo (FilippoPucillo) estão no mar e, ao perceberem que um barco naufragou, ajudam algumas pessoas. O problema é que o barco estava repleto de imigrantes ilegais e ajudá-los, mesmo nestas condições, é considerado crime. Vivendo entre o medo de serem flagrados e a necessidade de prestar ajuda, por acreditarem na “lei do mar”, de solidariedade àqueles que estão perdidos nele, a família Purcello passa a abrigar em sua própria casa dois dos imigrantes: Sara (Timnit T.) e seu filho. Eles enfrentam a perseguição não só da polícia. Com 19 prêmios internacionais, o filme conquistou o Prêmio do Júri no Festival Italiano de Bastia/12, o Prêmio Especial do Júri no Festival de Istambul e o de Melhor Filme e Prêmio UNICEF no Festival de Veneza/11.

Sexta-feira (25/11): Fogo no Mar, de Gianfranco Rosi
Fogo no Mar, do italiano Gianfranco Rosi, fecha a programação da semana. O filme captura a vida da ilha de Lampedusa. Na costa sul da Itália, o local se tornou linha de frente na crise de imigração da Europa. Lampedusa virou manchete mundial nos últimos anos por ser o primeiro porto de escala para centenas de milhares de imigrantes da África e do Oriente Médio que tentam fazer uma nova vida no continente europeu.Foi para essa direção que o cineasta Rosi apontou sua câmera e realizou Fogo no Mar em 2016. O filme foi vencedor de quatro categorias no Festival de Berlim deste ano, dentre elas, o Urso de Ouro e o Prêmio Ecumênico do Júri de Melhor Direção.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.